O que é Engenharia Civil?

 

A primeira pergunta quando diz-se a alguém que se está a estudar Engenharia Civil ou que se é engenheiro civil é: o que é engenharia civil? ou então: o que faz um engenheiro civil?

Em termos genéricos, engenharia civil é um ramo da engenharia que projecta e executa obras tais como Pontes, Viadutos, Estradas, Barragens e Edifícios.

Antigamente a Engenharia Civil englobava todas as áreas de engenharia destinadas aos cidadãos (em contraposição com a Engenharia Militar, destinada aos militares).

O engenheiro civil projecta e acompanha todas as etapas de uma construção ou reabilitação. Baseado nas características dos materiais, dos solos, incidência ao vento, tipo de ocupação, entre outros desenvolve o projecto em que dimensiona estruturas, assim como define materiais a utilizar. Executa os projectos das diversas especialidades: Estabilidade, Térmica, Acústica, Abastecimento de Água, Drenagem de Águas Residuais e Pluviais, Planos de Segurança e Saúde, Projectos de Segurança Contra Incêndios, Abastecimento de Gás, entre outros.

Já em obra, pode ter vários papéis. Coordena os diversos intervenientes em obra, controla prazos e custos assim como garante o cumprimento das normas de segurança da construção. Verifica a conformidade entre trabalhos projectados e trabalhos realizados.

As grandes áreas de Engenharia Civil são:

– Estruturas

– Hidráulica

– Vias de Comunicação

– Geotecnia

– Construções Civis

– Materiais de Construção

– Planeamento

Artigos Relacionados:

  1. Livros de Engenharia – EngeBook

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *