Engenharia Civil no Estrangeiro

A reduzida dimensão do mercado português justifica que se adoptem estratégias de internacionalização, numa perspectiva de valorização das empresas. Assim, como o sector da construção em Portugal encontra-se estagnado a solução encontrada tem sido a internacionalização.

É conhecido por todos que Angola tem sido o destino privilegiado das empresas de construção civil portuguesas, que empregam também engenheiros civis portugueses maioritariamente para direcção de obras (mas não só). Têm sido esta a solução encontrada para a colocação do número excessivo de engenheiros civis formados num país em que o sector da construção é pequeno e não consegue absorver todos os engenheiros.

Mas os engenheiros portugueses não trabalham apenas para empresas portuguesas. Existem muitos a trabalhar para empresas estrangeiras.

Os mercados privilegiados para os engenheiros civis portugueses trabalharem têm sido África e Europa de Leste. Porém, como já foi aqui abordado, o Brasil tem surgido como o novo destino dos portugueses. As empresas do norte da Europa também têm contratado muitos engenheiros portugueses.

Antes de sair do país para exercer Engenharia Civil, existem um conjunto de considerações a ter em conta:

  •  Motivações;
  • Características de Personalidade;
  • Competências Técnicas;
  • Competências Linguísticas;
  • Apoios Assegurados pela Empresa;
  • Reconhecimento da Profissão no Estrangeiro;
  • Situação Familiar Compatível;
  • Remunerações;

Há ainda que ter em atenção o país de destino para se preparar ao máximo para o exercício da profissão. Angola, Moçambique e Cabo-Verde são reconhecidamente os países de mais fácil integração em África pois a barreira linguística é inexistente.

E vocês? Já trabalham no estrangeiro?

14 comments

  1. Paulo Costa diz:

    Já trabalhei em Angola 6 meses. Muito bom para quem quiser ganhar umas massas. Não aguentei mais tempo porque é um país muito inseguro. Mas para quem for jovem e tenha algum espírito de aventura aconselho vivamente.
    Parabéns pelo blogue.

  2. Liliana diz:

    Se fosse para o Estrangeiro, teria que ser um Pais inserido na Comunidade Eusopeia. Talvez por ser mulher. Mas acho que isso é mais para a malta mais nova e com espírito de aventura. As coisas em Portugal estão a ficar “feias” em termos de ofertas de trabalho.

  3. JOÃO SILVA diz:

    Nasci em 1965 já trabalhei em 4 países e gosto, encontramos sempre coisas (formas de trabalhar) diferentes e da-me interesse gosto de desafios, dá mais gosto à vida.Só tenho pena de não ter estudado mais quando podia, mas agora animo e aconselho a todos que o façam, que o saber não ocupa lugar e faz falta quando menos pensamos.

  4. Fernando diz:

    Boa tarde, sou engenheiro civil e quero ir trabalhar para o Brasil, zona norte de preferência recife. Alguem ou alguma empresa está interessada.

    • Nilson diz:

      Boa tarde
      tudo bem es engenheiro civil, que experiencia tens? manda um curriculum para multiengineering@hotmail.com
      um abraço

    • carlos diz:

      fernando contacto a empresa ” Adriano Felgueiras, Lda ” de Viano de Castelo pois ela esta a meter pessoal para o brasil. è uma empresa muito séria e paga certinha, e da boas condições de trabalho.

    • Ana diz:

      Boa tarde. Eu finalizei o meu curso de Engenharia Ambiental relativamente pouco tempo, e já dei início a minha procura de uma oportunidade. Ambiciono e luto por essa oportunidade no Brasil. Sempre admirei a cultura, a natureza, o clima e principalmente o calor do povo. Espero que essa oportunidade surja, alguém tem conhecimento de alguma empresa interessada? Boa sorte para todos os engenheiros

  5. Zabulom Felix diz:

    Ola eu pretendo fazer engenharia civil aqui em Portugal sou brasileiro tecnico de contabilidade no Brasil, aqui trabalho com vendas ha 8 anos, e como esta tudo em baixo decidi voltar aos estudos como meu diploma vai demorar e por conhecer todos o processo e contactos no Brasil estou encaminhando processos de validaçao do diploma no Brasil aos interessados deixo aqui meu email zahbatonick@hotmail.com

    obrigado Felix

  6. jorge silva diz:

    me sabe informar como conseguir trabalho a pintor ou na contrucao civil tenho minha namorada ai em recife e queria viver ai me pode ajudar alfuem agradeco muito

  7. Mónica Carvalho diz:

    Boa tarde! o meu nome é Mónica, estou no Rio de Janeiro á procura de trabalho há 2 meses aproximadamente, sou engenheira civil recém formada! Alguém sabe de alguma oportunidade ou me pode ajudar? não está a ser nada fácil! Obrigado a todos!

  8. Filipe Esteves diz:

    Boa tarde, sou engenheiro civil, tenho 4 anos de experiência dos quais 3 anos em Angola. Procuro emprego no estrangeiro (Brazil, Angola, Moçambique,países da América Latina). Alguem ou alguma empresa que esteja interessa.

  9. PAULO GUSTAVO LOPES diz:

    SOU ENGº CIVIL E SEGURANÇA DO TRABALHO TENHO 10 ANOS DE EXPERIENCIA, 32 ANOS, TENHO INTERESSE DE TRABALHAR NOS PAÍSES DA AMERICA DO SUL ( ARGENTINA, URUGUAI…. ).AGRADEÇO QUEM ESTIVER ALGUMA REFERENCIA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *