Ponte Vasco da Gama

A ponte Vasco da Gama é uma ponte sobre o Rio Tejo que liga Montijo e Alcochete a Lisboa e Sacavém. Tem 17,2 km e é actualmente a ponte mais extensa da Europa (9ª no mundo).

Foi construída para ser uma alternativa à ponte 25 de Abril, frequentemente congestionada em horas de ponta. E também para evitar que o trânsito de pesado passe por Lisboa.

Por ser construída em zona protegida (Parque Nacional do Estuário do Tejo), houve grandes preocupações no impacto ambiental. Nesta zona nidificam muitas aves. A iluminação foi projectada para dentro da ponte para não perturbar a fauna daquele local.

A abertura ao tráfego deu-se no dia 29 de Março de 1998, sendo que a sua inauguração teve a particularidade de ter honras do Guiness Book pois foi a maior feijoada já realizada.

Esta obra teve 18 meses em construção, chegando a estar 3300 trabalhadores e simultâneo.

A ponte tem um total de 6 vias (3 em cada sentido), sendo que a velocidade máxima de circulação é 120 Km/h.  Já em dias de vento e/ou chuva o limite de velocidade baixa para 90 km/h.

A esperança média de vida da ponte é de 120 anos, estando dimensionada de maneira a suportar ventos de velocidade superior a 250 km/h e sismos 4 vezes superiores ao de que em 1755 abalou Lisboa (8,7 na escala de Richter).

A construção não teve encargos para o Estado Português, uma vez que a construção foi feita em troca da concessão de 40 anos sobre as portagens das duas pontes Lisboetas. O custo total da obra foi de cerca de 900 milhões de Euros.

Esta é sem dúvida uma das maiores obras de engenharia do Sec. XX.

Para mais informações, consulta o site na Lusoponte aqui.

Quem quiser ver a ponte em toda a sua extensão, veja aqui e amplie.


4 comments

  1. joao diz:

    grande obra!!

  2. ana carvalho diz:

    “A abertura ao tráfego deu-se no dia 29 de Março de 1988,…” acho que se enganaram na data, não em 1988 mas sim em 1998…

  3. […] Ponte da Lezíria é a 2ª ponte mais extensa da Europa (a 1ª é a Vasco da Gama e a 3ª é a Ponte do Oresund) e a 9ª mais extensa do Mundo, com cerca de 12km de […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *