Resultado da Sondagem de Emprego

No dia 11 de Fevereiro foi colocada aqui uma sondagem para tentar perceber a opinião dos leitores relativamente à empregabilidade do curso de engenharia civil.

A pergunta era “Será difícil encontrar emprego em Engenharia Civil?” 

Resultados Finais:
Sim: 50 votos;
Não: 21 votos;
Não faço a mínima ideia: 12 votos;
Outro (Depende do país): 1 voto.

Passemos à análise dos resultados:

A participação foi baixa atendendo ao número de visitas diário: apenas 84 pessoas votaram.

Destes, a maioria acha que será difícil encontrar emprego. Por isso, das duas uma: ou vivemos num país de pessimistas ou então isto está mesmo muito mal! Aliado a isto está o facto do blogue ter também algumas visitas do Brasil, o que podia falsear um bocado os resultados da sondagem e, consequentemente, as conclusões.

É um facto que está complicado encontrar emprego em Portugal como engenheiro civil. Ora, se estamos com excesso de engenheiros qual seria a solução a adoptar?

Faria sentido a redução de vagas nas universidades para este curso? Medicina que tem a mais alta taxa de empregabilidade, não aumenta o número de vagas, apesar de haver insuficiências no número de médicos no país. Por isso “importamos” médicos do Brasil, Espanha e Leste da Europa.

O excesso de oferta (de engenheiros) leva a que aconteçam duas coisas: aumento do número de engenheiros civis desempregados e diminuição dos salários médios, pois há sempre alguém que aceita trabalhar muito e receber miseravelmente mal.

Uma coisa é certa: se não se constrói praticamente nada como é que as empresas vão ter dinheiro para contratar mais engenheiros?! Ou para pagarem um ordenado justo? É difícil…

Alguém tem uma solução para este caso bicudo?

One comment

  1. Andreia x diz:

    (Requerimento para exercer engenharia no Brasil poderá ser mais ágil para portugueses:

    http://www.construir.pt/2011/03/04/requerimento-para-exercer-engenharia-no-brasil-podera-ser-mais-agil-para-portugueses/ )

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *