Edgar Cardoso

Edgar António de Mesquita Cardoso, mais conhecido por Edgar Cardoso, foi um dos mais notáveis engenheiros portugueses. Nascido a 11 de Maio de 1913 na freguesia do Bonfim, no Porto, formou-se como engenheiro civil na mesma cidade, na FEUP (Faculdade de Engenharia Civil) com 24 anos.
No seu currículo faz parte também o  título de Professor Catedrático do Instituto Superior Técnico de Lisboa e o de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil.
Uma das obras mais emblemáticas deste engenheiro é a Ponte da Arrábida. No ano de 1963, muita gente de todo o mundo veio ao Porto para ver a ponte a cair.  Foi na época o maior arco pré-esforçado do mundo. A verdade é que não caiu e está para durar.
O eng. Edgar Cardoso esteve envolvido na construção de mais de 500 pontes, quer em Portugal quer no estrangeiro. Uma das pontes mais emblemáticas no estrangeiro talvez seja a Ponte Macau-Taipa.
Morreu em 2000, com 87 anos, aquele que é considerado por muitos o  mais emblemático Engenheiro português de sempre (e também o mais controverso).

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *