Engenharia Civil é difícil?

Muita gente tem-me perguntado por e-mail se o curso de Engenharia Civil é difícil. A resposta é curta e simples: NÃO é difícil!

Existe um mito de que as engenharias são cursos que facilmente se entra e que dificilmente se sai. Na minha opinião isso é mais mito que realidade. Quando se está num curso que se gosta (mesmo que se apanhe algumas disciplinas que não servem praticamente para nada), aprende-se com facilidade e praticamente não é preciso estudar.


No entanto, há que ter cuidado com os primeiros anos com as matemáticas para que se evite  começar o curso “manco”. É um facto que quem começa “manco” terá mais dificuldade em acabar o curso em 5 anos (ou 3 dependendo do curso).  Se se deixa duas ou três disciplinas no primeiro ano aquilo pode transformar-se numa bola de neve incontrolável. É preciso também ter cuidado com uma ou outra disciplina de 3º e 4º anos que nos pode fazer tropeçar.

Obviamente que a maior ou menor dificuldade vai depender da pessoa. Enquanto que para o Ronaldo jogar futebol é muito fácil, para mim que tenho dois pés esquerdos é bem mais complicado. Num curso de engenharia é a mesma coisa. Uns vão ter mais aptidão que outros. Daí que uns vão ter mais dificuldades do que outros. E esses vão ter que estudar mais não há volta a dar.

O segredo para se tornar fácil um curso de engenharia civil? Nunca faltar a nenhuma aula prática. São neste tipo de aulas que se aprende realmente aquilo que é necessário saber. As teóricas, por sua vez, também são importantes. No entanto considero estas últimas mais dispensáveis que as práticas.

Claro que toda a gente conhece gente que não consegue acabar o curso no período de tempo previamente estabelecido. Porquê? A maioria não se adaptou bem à universidade nos primeiros anos. Outros baldaram-se às aulas.

Se a pergunta fosse: “é fácil tirar boas notas em engenharia civil?”. Aí a minha opinião seria ligeiramente diferente.

Conclusão: o curso de engenharia civil não é nada difícil. É preciso ter cuidado com algumas disciplinas, mas não é nada de muito extraordinário. Vão às aulas, estejam atentos e façam bons apontamentos. Depois correrá tudo bem!

39 comments

  1. lilipessoa diz:

    Exacto! Subscrevo inteiramente a resposta.

    Engenharia Civil requer dedicação e empenho. Não refiro em termos de média aritmética, mas na capacidade de desenvolvermos competências profissionais que agucem o engenho e a capacidade de dar resposta assertiva face a situações no âmbito da profissão.

  2. andré diz:

    Muito bem. Também não acho que seja um curso dificil
    Eu fui dos que quase criou a tal “bola de neve”… Felizmente acordei a tempo para o curso.
    A falta de motivação e as faltas às aulas são para mim os maiores factores do chumbo na Universidade.

  3. Filipa diz:

    Acho que não conseguias dar melhor resposta 😀
    Está tudo dito, agora candidatam-se a Eng. Civil e tiram as próprias conclusões…..
    Dificil não é, o que é dificil em engenharias é tirar uma média alta :s

    Beijinhos*

    • Joao Inacio diz:

      Estou estudando Engenharia de produção com a pretensão de fazer Eng,Civil, porem já sabia do meu grau de dificuldade em calculo,eu tenho muita facilidade em decorar números, porem não sei o por que tenho tanta dificuldade em aprender calculo.

  4. André C. diz:

    Algum aluno do I.S.T. a dizer que o curso de Engenharia Civil é fácil? Fico à espera das respostas 😀

    Cumprimentos.

    • João Maria diz:

      Existe Engenharia Civil fácil e depois existe Engenharia Civil no IST que é a coisa mais difícil que existe em Portugal.. se não acreditam, tentem!

  5. Eu sou aluna do IST… O curso não é fácil, mas também não é tão difíci qu não se consiga fazer… Com trabalho e amor pela construção tudo se vai fazendo (mais rápido ou mais devagar =D)

    Já agora, adoro o blogue, está bastante interessante e aborda temas úteis!

    • Juca Luís Figueiredo Suege diz:

      Me matriculem lá.Prometo ser melhor estudante e construir vossas casas.

  6. Anw diz:

    O Curso de Engenharia Civil não é dificil
    Dificil é escolher a AREA
    Se sua AREA recair em projetos Estruturais
    prepare-se!, pois fazer o curso é facil mas ser Engenheiro Estrutural é uma das profissoes mais dificieis de todos os tipos de engenharia!
    pois Projetar Pontes Protendidas, ou Estaiadas ou até mesmo Viadutos pra trem bala
    nao requerem conhecimento da norma Brasileira ABNT NBR 6118
    Mas vc deve saber ingles suficiente e muita física para entender como funciona dimensionamento de estruturas de alta resistencia possibilitadas por norma americanas (2007-2010). Para estimar coeficientes aerodinamicos em pontes, ações do vento é preciso muito mais do que um simples teste aerodinamico feito na industria automobilistica. O projeto de um estrutura desse tipo nao é 0,5% do que se aprende na faculdade de Engenharia Civil
    a qual no brasil deve ser chamada de Engenharia Estrutural.
    mas algumas coisas no final são apenas Finitas, mas incalculaveis!

    • Adriano Fávero diz:

      Sou brasileiro, engenheiro civil estrutural há 14 anos.
      É sim, sem dúvida, a mais difícil área da engenharia civil, senão de todas, pois os cálculos são extremamente complexos e somente temos certeza do que estamos fazendo depois de muitos anos de experiência.
      É uma área muito passível de erros, pois tudo é detalhado minuciosamente, tanto os cálculos como os desenhos.
      Se existir um ponto que seja fora do padrão, já gera dúvida na obra.
      Mas é extremamente gratificante ver uma obra que você calculou de pé.

      • jean lucas diz:

        eu imagino adriano , e nao vejo a hora de eu passar por esse momento , esperando muito por isso rsrsrs

  7. Olá tenho algumas dúvidas sobre o cursop de engenharia civil,1º:o curso é tão difícil para quem não falta aulas e é bastante dedicado?2ºmuita gente fala que é tão difícil que nimguém consegue se formar isso não é verdade não é? Se fosse como poderia existir tantos engenheiros formados?…
    O mercado de trabalho está em alta,queria saber se as despesas do engenheiro é por conta da empressa ou do próprio bolso?por exemplo;viagens,refeições,hospedagens etc…
    Uma coisa é certa jamais desisto dos meus sonhos,sei que vou conseguir passar no curso receber meu diploma e ser muito feliz,fazendo o que gosto de verdade,adoro muito matemática,física e química,acho que não terei muitos problemas com os cálculos.
    O vestibular está bastante concorrido mais eu chegarei lá!!!obrigado á todos do site!UM GRANDE ABRAÇO!!!!!!!

  8. Alex Fernandes diz:

    Sobre os alunos que iniciam o curso qual a porcentagem que se formam ?

  9. Gika diz:

    Nossa cara, meu sonho é ser engenheiro, ingresso ano que vem na faculdade, esse seu texto me deu muito animo agora, sou bastante dedicado no que quero fazer, vou estudar como nunca estudei em minha vida, eu vou conseguir!

  10. Monique diz:

    Ola passei na prova da uninorte pra engenharia civil será que no decorrer dos anos da pra aprender tudo que envolve a engenharia?

  11. Andresa diz:

    Olá , sou Andressa e tenho apenas 15 anos. Concluo meus estudos ano que vem , e pretendo cursar uma faculdade pra Engenharia Civil . Espero não me intimidar com os comentários sobre o mesmo , e me sentir insegura na escolha da minha profissão. Gosto muito de matemática e se for da vontade de Deus , serei uma engenheira !

    • Larah diz:

      Estou quase na msm situação, porém estou indecisa em engenharia civil e administração.. 🙁

  12. Agnaldo fonseca diz:

    olá eu sou agnaldo fonseca pretendo fazer engenharia civil mas tenho uma duvida é necessario saber o ingles pra fazer esta faculdade gosto da matemateca e sou bom a françes sera que isto basta quais são as desciplina da engenharia civil estou ligado a construção civil mais como pedreiro ladrilhador isto tera alguma influencia na minhã formação.Com os acordos de bolonhã maiores de 23 anos os cursos durarão 3 anos ou os mesmos cinco anos.

  13. Camila diz:

    Olá,
    Sou Camila, estou cursando o 3º ano do ensino médio, prestarei vestibular este ano, tenho grande interesse em fazer engenharia civil, mas tenho receio por ter tido uma péssima professora de física no 1º e 2º ano, e embora goste bastante de cálculos, sei muito pouco -quase nada- de física. Quanto a matemática e química eu não me preocupo, tenho uma boa base.
    Gostaria de saber se tenho condições de cursar engenharia civil se me empenhar bastante durante o curso.
    Obrigada.

  14. ENGRÁCIO XAXAVIER diz:

    Para tirar o curso de Engenharia Civil você tem que ter espírito de ISAAC NEWTON ou seja Gostar de fazer CÁLCULOS.
    Digo-vos que a função de ENGENHEIRO CIVIL É CALCULAR ESFORÇOS E MAIS NADA. Restante são complementos de formação porque o nosso objectivo é:
    Construir estruturas estáveis ou seja sem deformações excessivas e económicas e ambientalmente admissíveis.

    • Miguel Tavares diz:

      entao e para dimensionar uma rede de abastecimento de aguas?..ou para fazer um projecto de termica?..ou para dimensionar um pavimento rodoviário?..que esforços são necessários calcular?..com todo o respeito mas quem afirma que engenheiro civil é calcular esforços e mais nada tem uma visão muito redutora da profissão..

  15. dani luz diz:

    olá, tenho uma enorme vontade de ser uma engenheira no futuro, mas nao sou boa em extas, mas a minha dedicação que irei ter neste curso,será
    o basta para munha dificudade!

  16. Miguel diz:

    “aprende-se com facilidade e praticamente não é preciso estudar”..gostei especialmente deste comentário..admito que me fez rir bastante!..por estas bandas anda gente bem disposta e com muito sentido de humor parece-me..Fiquei bastante curioso para saber onde o senhor engenheiro autor desta crónica conclui os estudos, assim como, os demais que partilham desta opinião!..se fosse possivel esclareciam-me em que faculdades terminaram os cursos?..obrigado

    • francisco diz:

      eu acho que ele cursou engenharia na escolinha do tio raimundo!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  17. Nao sei se e facil ou dificil mas e o meu sonho ser um bom Engenheiro civil
    e vou fazer tudo para consiguir…

  18. MEQUE, Surplercio diz:

    de facto foi util a informacao.

  19. Karinthya diz:

    Eu sempre quis cursar engenharia mas as pessoas colocam o terror,acredito que seja porque são egoístas e de certa forma não querem concorrência…Pow,porquê não esclarecer as dúvidas de forma realista?
    Eu não sou boa em física mas adoro matemática!Devido não ter condições de pagar uma faculdade,penso em cursar pelo FiES,gostaria de saber em média quais são os gastos fora a mensalidade que os estudantes de engenharia civil tem…Aqueles que fizeram pelo FiES ,poderiam me dar uma ‘palhinha’ ,se se arrependeram,seguiram em frente e conseguiram pagar numa boa… Obrigado desde já!

  20. João Victor diz:

    Estou no 4° semestre de engenharia, no momento estou com uma grande bola de neve, estou com 8 dependências e frequento todas as aulas, mas no meu caso foi folta de estudar mais mesmo, pois meu problema é calculo diferencial, pois todos anos do curso baseia-se em derivadas em integrais, seja em caulculo, fisica, termodinamica, fluidos, sólidos e etc … se você não entende isso no começo do curso quando é dado, nos próximos anos, ficar em casa e ir p\ aula é mesma coisa, estou esforçando a o máximo p\ me livrar dessas 8 Dp’s pois amo engenharia.

  21. Felipe Gomes diz:

    Eu sou bom em física,quimica e sou mais ou menos em matematica,apesar de ter uma mente rapida para fazer calculos de multiplicação e divisão,o que me lasca é as equações! Tenho mt vontade de fazer engenharia civil,mas meus amigos que vão fazer ciencias da computação butaram na minha cabeça q eu posso fazer essa faculdade e dps na construção de um predio,eu errar um calculo e ele cair,matando gente e tal. Apesar de eu ter medo disso,acho q so precisarei se esforçar q isso nunca vai acontecer. Mesmo tendo medo de q a construção caia,eu vou seguir em frente,pq é o esforço q nos torna dignos da profissão !

  22. Carlos Borges diz:

    Olá Pessoal,estou pretendendo começar o curso ano que vem, gosto de matematica e fisica, sou bom em desenhos,informartica, e quimica eu gosto da pratica, mas na teoria sou o pior, vcs que tem mais experiencia acham que eu me encaixaria no perfil?

    Obg a todos que me ajudarem.

  23. Elimar Ferreira diz:

    -As minhaa aulas comecam semana que vem, e estou muito ancioso pois eu sou apaixonado por construção, e vendo este texto eu fiquei super ancioso qinda mais … estou certo wue será uma grande luta mais eu terei vitória em nome de Jesus.

  24. gustavo martins diz:

    Eu acho q engenharia civil e muito dificil ..tenho muito medo de fazer este curso pois sou pessimo em calculos nas outras materias eu ate sou bom mais em calculo cara …minha pergunta eo sequinte precisa ser muito bom em calculos para consiguir o diploma..diz ae

  25. Video apresentação MultCalc V10 64 bits para Windows e Mac, lançamento automático de pilares e cargas nas lajes, captura esquadrias, tudo diretamento do projeto arquitetônico.

  26. *** “Projeto de Segurança Eletrônica para Condomínios, Empresas e Residências”

    *** “Portaria Inteligente” Reduz o valor da taxa condominial entre 50 e 65%.

    Relação (parcial) dos serviços que realizamos:
    * Câmeras
    * Interfonia Digital e DG telefônico
    * Antena Coletiva (Sinal Digital)
    * Interfonia Digital
    * Controle de Acesso
    * Cartão de Proximidade
    * Alarme
    * Cerca Eletrificada
    * Sensores
    * Contrato de Manuteção
    * Mais trinta itens…

  27. A MultCalc, esta oferecendo a todos os professores dos cursos de engenharia civil, uma licença para uso particular do seu software MultCalc V10, apenas comprove sua situação via:
    Windows 10, visualizadores dos desenhos e relatórios em Android e IOS.

    marcio@multcalc.com.br

    http://www.multcalc.com.br

  28. Marcio Silvestre diz:

    Desde 1981 desenvolvendo soluções para o mercado de engenharia civil.
    Calculo de estruturas de concreto armado.

    http://www.multcalc.com.br

  29. Wíshylla Batista diz:

    Eu curso o segundo do ensino médio integrado ao curso técnico em Manutenção de Sistemas Metroferroviários e quero muito seguir tal área, entretanto, não sou muito fã de matemática, para ser mais realista quero fazer engenharia civil para trabalhar na área do meu curso técnico pois me identifico muito com ele. Não sou uma das melhores alunas em matemática, física e química e confesso que me dou melhor em humanas e biológicas mas sou esforçada e quando eu quero aprender eu aprendo, todavia, estou com medo de ir fazer a engenharia e o grau de dificuldade ser maior do que eu possa aguentar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *