Reabilitar a Custo Zero

O conceito, vencedor do concurso “Faz – Ideias de Origem Portuguesa”, é proposta por José Paixão, arquitecto de profissão, que reuniu uma equipa composta por um engenheiro civil (Diogo Coutinho) e a estudante de arquitectura (Angélica Carvalho).

Consiste na criação de uma organização sem fins lucrativos cujo objectivo é reabilitar os edifícios sem qualquer custo para senhorios e proprietários.

Isso é conseguido recorrendo a estudantes de Engenharia e Arquitectura (portugueses e europeus), assim como materiais de construção doados. Assim, estes estudantes ao voluntariar-se para realizar este tipo de projectos estão a ganhar experiência de trabalho. Já as empresas que doarem materiais poderão ser “ajudadas” com isenções fiscais ou outro tipo de incentivos. Além disso, será uma boa forma de publicitarem-se e ganharem notoriedade. Como contrapartida, os proprietário deveriam fornecer seria alojamento e alimentação aos estudantes.

Este tipo de obras poderia servir como casos de estudo para cursos e disciplinas focalizadas para a reabilitação de edifícios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *