Novo material de construção diminui os gastos associados à regulação da temperatura nos edifícios

Criado por uma equipa de investigadores chineses, o material, que pode ser produzido em diferentes formas e tamanhos, absorve o excesso de calor quando a temperatura sobe e liberta energia térmica quando o termómetro desce no interior dos edifícios.

Os edifícios, nomeadamente através da regulação térmica no seu interior, contribuem de forma significativa para o Aquecimento Global ao exigir o consumo de energia em grandes quantidades, a que estão associadas elevadas emissões de gases com efeito de estufa.

Neste contexto, é de grande importância o trabalho de uma equipa de investigadores chineses da Universidade de Nottingham, que levou à criação de um material de construção com grande poder de regulação da temperatura, que pode diminuir os gastos de energia do parque edificado em 35%.

O material de acumulação de fase não-deformado, non-deformed storage phase material em inglês, tem uma grande capacidade de acumulação de energia a que está associada uma resposta térmica muito rápida.

Na prática, este material, que poderá ser aplicado em paredes ou telhados, actua absorvendo a energia em excesso quando a temperatura excede determinado valor, libertando-a quando o termómetro desce abaixo dessa mesma temperatura.

Isto permite reduzir a necessidade de utilização do ar condicionado, que passa a ter de ser usado apenas para o controlo da humidade do ar e a circulação do ar.

Apresentado custos de produção reduzidos, o material que, pode ser produzido em diferentes formas e tamanhos e até ser pulverizado sobre superfícies, já tem patente na China, sendo o objectivo dos cientistas responsáveis pelo seu desenvolvimento melhorá-lo e torná-lo comercializável.

Fonte: NaturLink

One comment

  1. Bruno Duarte diz:

    Que material misterioso é este? Sou da opinião que esta notícia é muito vaga, deveria mostrar o produto, explicar como funciona. Há tantos materiais isolantes hoje em dia que poderia estar a ser referido um qualquer. O conceito de inércia térmica é aqui falado como uma inovação, como se fosse algo novo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *