VI edição das Jornadas Tecnológicas

Continuando com o seu cariz itinerante, a 6.ª edição das Jornadas Tecnológicas irá realizar-se de 16 a 18 de Novembro, nas instalações da NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém, em Torres Novas. As inscrições tal como as outras informações já se encontram disponíveis online, em www.jornadastecnologicas.pt.

Como tem sido hábito desde a primeira edição, o Director da revista “o electricista”, Custódio Dias dará o mote para a abertura da 6.ª edição das Jornadas Tecnológicas no dia 16 de Novembro.
O primeiro painel abordará temas actuais e prementes como a eficiência energética no global e igualmente nos espaços comerciais e infraestruturas. A gestão técnica de edifícios, o KNX como standard mundial de edifícios, sem esquecer a importante integração das energias renováveis nos edifícios multifamiliares serão outras das temáticas. Como não podia deixar de ser, a iluminação eficiente, os datacenters e a automação dos edificios também serão referidos no painel dos edifícios eficientes.

No dia 17 de Novembro, no primeiro painel dedicado às telecomunicações será inicialmente abordada a 2.ª edição do Manual ITED e todas as questões e mudanças que lhe estão implícitas.
O ITUR, as redes estruturadas e uma abordagem diferente da TDTsat. Da parte da tarde estará em cima da mesa outro painel – os accionamentos industriais. Sobre este assunto serão apresentadas comunicações sobre as aplicações eficientes com motores eléctricos de elevado rendimento tal como o accionamento mecatrónico com eficiência energética IE4, e não serão esquecidos temas sobejamente importantes a serem utilizados nos accionamentos industriais, como os variadores de frequência e os sistemas e aplicações de segurançprotecções eléctricas, e ainda as particularidades da norma ATEX como um regulamento das características dos equipamentos a colocar nas zonas com perigo de explosão de acordo com a directiva europeia. Além disso também será abordada a disponibilidade e resiliência em sistemas
críticos, as variadas comunicações de segurança e as suas respectivas características, e será ainda explicada a compensação do factor de potência. Para terminar o painel será abordada a conversão de sinais e electrónica e ainda a cogeração e gestão de energia.

Faça já a sua inscrição no website: www.jornadastecnologicas.pt.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *