Tipos de Pontes

pontes1. Ponte Viga (Beam Bridge)-A sua construção é feita com vigas de aço em baixo, e betão ou então em peças pré fabricadas. Este é o tipo de ponte tecnicamente mais simples e consequentemente mais fácil de se construir. Neste tipo de ponte uma viga horizontal é suportada em ambas as suas extremidades por pilares.

2. Ponte de Treliças (Truss Bridge): Este tipo de pontes é construído juntando elementos rectos. Tanto são feitas em metal como em madeira. A madeira mais usada para a compressão enquanto o metal é usado para suportar a tensão. Este tipo de pontes foi muito popular nos EUA de 1870 a 1930.

3. Ponte de Arco (Arch Bridge): Tem este nome devido à sua forma.  A ponte mais antiga deste tipo ainda existe e foi construída na Grécia em 1300 A.C. (Ponte  Arkadiko). No entanto quem ficou conhecido por construir pontes deste tipo foram os romanos.

4. Ponte Suspensa (Suspension Bridge): Este tipo é uma ponte que está segura por cabos de aço que são suportados por torres em cada extremidade. Tecnicamente, a carga da ponte é transformada na elasticidade dos cabos. Algumas das pontes suspensas populares incluem a ponte Golden Gate de Estados Unidos, a Ponte Humber da Inglaterra e da Ponte Tsing Ma da China.

5. Ponte Estaiada (Cable-stayed Bridge): Estas são quase semelhantes às pontes suspensas na sua estrutura, mas com algumas diferenças. A principal diferença é a quantidade de cabo usada. Na ponte estaiada, as torres de suporte usadas para cabos são relativamente curtas e requerem menos quantidade de cabo em relação à ponte suspensa.

6. Ponte Balanço (Cantilever Bridge): Estas pontes são suportadas apenas numa das extremidades. Duas das pontes cantilever mais populares incluem a Ponte Quebec do Canadá e Oakland Bay Bridge de San Francisco.

Pontes são certamente uma ótima maneira de alcançar os lugares que as pessoas nunca imaginariam alcançar por qualquer outro meio simples. Pontes podem não só ligar terras distantes, mas também proporcionar oportunidade para a humanidade explorar diferentes aspectos da nova tecnologia. Uma ponte pode ser uma inspiração de um homem que viu um bloco de madeira flutuando numa superfície de água ou talvez o desejo de entrar em contato com pessoas que vivem em lugares distantes. Independentemente das razões, a ponte é certamente uma óptima maneira de derrotar os obstáculos físicos.

(enviado por e-mail)

One comment

  1. Alfredo Jose MAtimbe diz:

    bem que a materia nao e bem detalhada
    mas oooo!
    fazer?
    so posso lamentar mas depois usufruir da mesma

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *