Engenheiros discutem estratégias para prevenir erosão costeira em Portugal

marFernando Veloso Gomes, Professor na FEUP e especialista nas áreas de Hidráulica, Recursos Hídricos e Ambiente,  apresenta o tema Ações Humanas, Extremos e Alterações Climáticas – Erosão Costeira, Defesa da Costa e Adaptação”.

Os recentes fenómenos meteorológicos verificados em Portugal, sobretudo em troços da costa, caracterizaram-se por uma maior vulnerabilidade aos fenómenos erosivos. Para prevenir situações potenciais de risco, Fernando Veloso Gomes reforça a importância de um plano de intervenção estruturado na costa portuguesa:

“O processo de erosão costeira assume aspetos preocupantes numa percentagem significativa do litoral continental, pelo que é imprescindível uma intervenção planeada e estruturada que vise a integridade ambiental da costa, assim como a segurança de bens e pessoas”, afirma.

A par das causas naturais, a intervenção do Homem é um dos fatores que tem vindo a potenciar a erosão do litoral um pouco por todo o país. O especialista em Engenharia dos Oceanos e membro da Ordem dos Engenheiros – região Norte (OERN) reforça por isso a importância da participação nesta iniciativa:

“É importante que os profissionais da Engenharia compreendam estes fenómenos, pelo que estamos certos que este tema, além de atual, é do maior interesse porque vai permitir apresentar algumas realidades, desfazer alguns dos mitos e conhecer as estratégias que se desenham nesta área” explica Fernando Veloso Gomes.

A sessão de debate é aberta, mas sujeita a inscrição. Todas as informações podem ser consultadas na página do evento em www.oern.pt

 

Sobre o Professor Fernando Veloso Gomes

Fernando Veloso Gomes é Professor Catedrático do Departamento de Engenharia Civil – Secção de Hidráulica, Recursos Hídricos e Ambiente, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), licenciado em Engenharia Civil e doutorado em Hidráulica Aplicada pela FEUP e mestre em Ocean Engineering – University College London.

Desde 1993, desempenha as funções de Coordenador dos Protocolos da FEUP com o Instituto da Água INAG sobre Zonas Costeiras e desde 1997 é Presidente do Instituto de Hidráulica e Recursos Hídricos da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

F. Veloso Gomes foi Fundador e Diretor de várias edições do Mestrado em Engenharia do Ambiente da FEUP. Atualmente, é Membro do Conselho de Departamento de Engenharia Civil, Diretor do Programa Doutoral em Engenharia do Ambiente, Membro da Comissão Cientifica Programa Doutoral em Engenharia Civil, Membro do Conselho de Departamento de Engenharia Civil e integra o Centro de Investigação CIIMAR.

Foi responsável por mais de 340 publicações nomeadamente teses, livros, edição de livros, relatórios técnicos, artigos em revistas científicas internacionais, artigos em revistas científicas nacionais, artigos em congressos internacionais e nacionais)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *