Prezados Construtores, Professores, colegas Engenheiros e demais Profissionais,
Tendo concluído recentemente uma licenciatura em engenharia civil, encontro-me agora num impasse.
Apesar de no secundário não acreditar na importância da escolha da instituição de ensino superior, o que me diz a experiência é que isso tem a máxima importância, visto que, ainda que tenhamos as ferramentas necessárias para podermos demonstrar o nosso valor, a verdade é que a oportunidade é muito, muito reduzida. Assim, e na esperança de ainda vir a poder trabalhar na minha área de formação, decidi fazer uma prossecução de grau.
Dito isto, o que vos peço agora é uma opinião acerca dos Mestrados que tenho em vista, já que gostava muito de reduzir ao máximo a hipótese de insucesso nesta minha escolha.
Gostaria ainda de vos explicar que apesar de residir no Porto e saber que consigo (99%) entrar em qualquer Instituição, estou a pensar ir para Lisboa para a Universidade Nova de Lisboa tirar o Mestrado em Estruturas e Geotecnia, pois é dos poucos que me suscita interesse a par do Mestrado em Construção e Reabilitação sustentáveis, Ramo de Conservação e Reabilitação de Edifícios na Universidade do Minho, ambos Mestrados de 2º Ciclo (a FEUP não tem nada interessante).
As questões são:
1) Estas Universidades são bem conceituadas, objetivamente no ensino destes Cursos?
2) Estes Mestrados de 2.º Ciclo são realmente bem vistos na comunidade científica/empregadora ou agora só os Mestrados Integrados são bem vistos e os de 2.º Ciclo uma espécie em extinção?
(Não me revejo a repetir cadeiras por meras objeções de puro marketing empresarial)
3) Qual destes Mestrados se integrarão melhor no panorama de empregabilidade Nacional/Externa?
4) Fica aberta a possibilidade de um doutoramento?
Em consciência de que a vossa opinião pode pesar no futuro de um jovem engenheiro dêem por favor as vossas sábias opiniões.
Muito grato e disponível para qualquer esclarecimento,
João Pereira
A área de Estruturas e Geotecnia é muito interessante. Eu tirei de Estruturas e Construção, mas tive colegas que tiraram em Geotecnia e adoraram, aliás, neste momento são os que estão todos empregados!
Obrigado colega
Em Lisboa o Técnico é o Técnico. Não digo que o ensino noutras universidades não seja de qualidade mas, por experiência própria, um Engenheiro do Instituto Superior Técnico é muito mais valorizado.
A verdade é que o Técnico não oferece Mestrados de 2º Ciclo para licenciados, apenas Mestrado Integrado, mas obrigado colega
ja agora.
sera´isto publicidade enganosa?
http://www.unl.pt/pt/universidade/Empregabilidade/pid=78/
Desculpa a crítica, mas falas de Estruturas e Geotecnia e dizes que a FEUP não tem nada? Com certeza andas a dormir.
São secalhar os ramos com mais professores com bastante currículo e muito muito conhecidos.
Quanto a Lisboa, sem duvida o Técnico, se tens dúvidas basta veres as classificações do Técnico e compará-lo com a nova nos últimos anos.
Obrigado pela critica com certeza construtiva.
Mas como disse ao colega Zé Manel o Técnico não oferece Mestrados 2 Ciclo com acesso a licenciados pós bolonha.
quanto à FEUP não ando a durmir. Será com certeza das melhores se não a melhor, mas mais uma vez só tem Mestrado Integrado.
Daí a pergunta à qual já agora agradeço comentário. Visto que as melhores só oferecem Mestrados Integrados, serão os 2º Ciclo em vias de extinção?
Obrigado